Swimrun: Prepara-te a sério para esta aventura!
- Rui Dolores
- 11 de fev.
- 4 min de leitura
Atualizado: 4 de abr.
O Swimrun é a modalidade que resulta da combinação entre corrida de montanha e natação em águas abertas e surgiu de uma estranha aposta entre amigos realizada em 2002, que abraçaram o desafio de correr ao longo das várias ilhas do arquipélago de Estocolmo, correndo e nadando entre elas numa distância total de 75 km, dos quais 10 km de natação. Quatro anos depois, em 2006, o desafio foi transformado em competição que teve lugar pela primeira vez na Suécia sendo denominada “Ötillö” (que significa de ilha para ilha). O Swimrun que tem vindo a crescer e revolucionar o desporto um pouco por todo o mundo.
Portugal não é excepção e em junho de 2017 realizou-se o "Arrábida Swimrun" - o primeiro evento de Swimrun no nosso País que contou com a participação de mais de 200 atletas. Atualmente existe um Circuito Nacional denominado Swimrun Portugal Series com 5 competições ao longo da época.

O Swimrun consiste em percorrer um percurso previamente definido alternando entre corrida e natação sem paragem do tempo. A distância e número de segmentos varia de prova para prova e da competição escolhida (sprint ou standard).
Outra particularidade do Swimrun é o facto de poder ser realizado em duplas (distância standard) o que torna o desafio mais interessante com entreajuda e espírito de equipa.
Se gostas de correr nos trilhos e nadar em águas abertas este é o desafio que te falta!

| EQUIPAMENTO NECESSÁRIO |
Trisuit ou calções e camisola: Idealmente, o trisuit - fato de triatlo - é o equipamento mais prático e confortável a utilizar. Como alternativa, uns calções e uma camisola de lycra é uma boa alternativa sabendo que o objetivo é termos um equipamento leve e respirável que seque rapidamente.
Sapatilhas: A escolha das sapatilhas é importante pois nadar calçado causa alguma estranheza a início. Devem ser de um material leve, libertar a água rapidamente na corrida e a sola deve ter boa aderência em zonas técnicas e molhadas.
Touca: Normalmente fornecida pela organização é um acessório que identifica a competição em que o atleta está a participar.
Óculos natação: São indispensáveis para uma boa orientação e visualização dentro de água. Devem permitir uma boa visibilidade e a escolha das lentes deve ser de acordo com as condições atmosféricas. Uma lente espelhada em dias de sol para evitar encandeamento e lente clara em dias mais nublados.
Fato isotérmico: Aconselhável para provas com águas mais frias ajuda a manter a temperatura corporal e a aumentar o deslize e flutuação na água. Os fatos específicos de Swimrun permitem maior liberdade de movimentos na corrida, são mais respiráveis tendo alguns modelos fecho à frente e atrás para facilitar a ventilação durante a corrida.
Pullbuoy: Uma ajuda importante na flutuação das pernas compensando o peso da utilização das sapatilhas. O pullbuoy deve estar conectado ao atleta através de um elástico para ajudar no transporte quando não está a ser utilizado durante a corrida. Em competições oficiais não é permitido flutuação maior que 100cm x 60cm.
Palas: Utilizado pela maioria dos atletas, ajuda a aumentar a velocidade de nado. A escolha do tamanho das palas deve ser adequado com a experiência e força do atleta uma vez que, se for demasiado grandes ou pequenas demais podem prejudicar o desempenho.
Barbatanas: Não é um acessório tão usual em nadadores mais experientes devido à dificuldade para transportar durante a prova e também pelo tempo que exige na transição à entrada e saída de água, mas para atletas com menos à vontade na água ou com alguma dificuldade na natação pode ser uma boa solução para estar mais confiante e melhorar a velocidade de nado. Em competições oficiais não é permitida a utilização de barbatanas com comprimento superior a 15cm (desde o dedo do pé até ao final da barbatana).
Elástico: Apenas permitido no formato de competição em duplas, permite que os dois atletas progridam no terreno conectados, podendo assim existir maior entreajuda e compensação de energia entre eles.
Apito: Um acessório de segurança que permite dar um alerta ou assinalar facilmente a presença em caso de necessitar de alguma ajuda.
Copo e Flask para hidratação: É obrigatório transportar pelo menos o copo reutilizável para usar nos abastecimentos líquidos. Nas distâncias mais longas pode ser uma boa opção levar o flask com líquidos para beber entre abastecimentos. Não é permitido receber assistência de outras pessoas a não ser de membros da organização ao longo da prova.
Colete dorsal: Fornecido pela organização está numerado e é o que identifica o atleta em prova. Tem que estar visível ao longo de todo o percurso.
Agora que entendeste melhor a dinâmica do Swimrun
está na altura de partir para a aventura!
Se o teu objetivo é iniciar na modalidade ou melhorar o desempenho, conhece aqui o nosso programa de preparação desenvolvido para atletas Swimrun durante 12 semanas!
5 segredos infalíveis para evoluir:
Para mais informações sobre a modalidade e calendário de competições consulta o site oficial da Swimrun Portugal.
Comentarios